segunda-feira, 28 de novembro de 2011
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
Durante os projetos trabalhados: “Recicla Já, De Olho no Cardápio Escolar e Criando o Jornal da Escola, os alunos participaram com mais entusiasmo e prazer pois puseram a mão na massa, como se diz, tiveram oportunidades de ampliar seus conhecimentos em relação às mídias digitais, pesquisaram na internet, utilizaram dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, entrevistaram, fizeram pesquisa de campo,participaram de divulgação através da Rádio Gimirim FM, 105,9.
Todos se interagiram de maneira geral em busca dos objetivos propostos. Foram motivados pelas novidades e possibilidades inesgotáveis de pesquisas encontradas na internet.
Enfim, após os projetos executados na escola, os alunos se encontram em um aperfeiçoamento satisfatório, observando que os campos de pesquisa disponíveis já se encontram a disposição de todos.
Parabéns a todos os envolvidos! Com certeza a qualidade da educação melhorou muito a partir deste curso.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS
As atividades foram desenvolvidas com alunos que receberam todas as informações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto, foram divididos em grupos para dinamizar o trabalho. Após receberem as informações e tirarem dúvidas, os alunos foram direcionados a sala de informática para realização da pesquisa sobre “A importância da alimentação, a pirâmide alimentar, a agricultura familiar, alimentos orgânicos, etc. A atitude dos alunos em relação ao projeto foi bastante gratificante, já verificamos empenho e interesse no trabalho, não havendo dispersão ou assuntos alheios a atividade em questão. Pelo resultado dos trabalhos desenvolvidos verificamos que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para a efetivação e assimilação da aprendizagem. As tecnologias utilizadas foram o uso do computador e a internet como fonte de pesquisa. Segundo Moran:
“O educador tem a tarefa de problematizar os conteúdos que a mídia e as tecnologias trazem para o processo de ensino-aprendizagem. "Pela comunicação aberta e confiante desenvolvemos contínuos e inesgotáveis processos de aprofundamento dos níveis de conhecimento pessoal, comunitário e social”.
PLANO DE AULA (METADADOS)
Introdução
Neste plano de aula, vamos sugerir aos alunos que conheçam o cardápio escolar e os hábitos alimentares que devemos adquirir no nosso cotidiano. Para dar sentido a esses conhecimentos , é importante desenvolver antes o conceito de nutrição como meio de proporcionar energia e nutrientes para ajudar no desenvolvimento e no crescimento humano. Vamos então aprender o que é uma alimentação saudável, iniciando com um estudo sobre nossa cultura alimentar, através de uma pirâmide alimentar e uma entrevista com a nutricionista da escola.
Disciplinas Trabalhadas
Ciências, Matemática, Artes e Português.
Desenvolvimento
Reunimos os alunos do 4º ano, na sala de aula para uma entrevista com
a nutricionista Fábia, onde foi elaborado perguntas para dar sequência à pesquisa:
O que são e para que servem os nutrientes?
Nós necessitamos de todos eles?
A falta ou o excesso de algum deles pode resultar em problemas de
saúde?
Que tipo de problema?
A maneira de conservar o alimento para o consumo é importante? Por
quê? Foi mostrada a tabela do índice de massa corporal dos alunos.
A coordenação pedagógica fez trabalho de aproximação entre as
merendeiras e responsáveis pela cantina da escola. Convidou para falar
sobre as comidas preparadas por eles e incentivar os alunos a levar
sugestões do que gostariam de comer. Nesse encerramento foi
elaborado um cardápio ideal para a escola. Em matemática trabalhou-se gráfico, em ciências formularam as perguntas para a
entrevista,estudaram toda unidade do livro didático sobre a
alimentação, em artes foi construída a pirâmide alimentar, os
alimentos industrializados e sua distribuição, montaram textos sobre o
assunto que foram trabalhados em Português. A escola conta com
agricultura familiar, os alunos finalizaram conhecendo a horta que
fornece os alimentos orgânicos para a escola.
merendeiras e responsáveis pela cantina da escola. Convidou para falar
sobre as comidas preparadas por eles e incentivar os alunos a levar
sugestões do que gostariam de comer. Nesse encerramento foi
elaborado um cardápio ideal para a escola. Em matemática trabalhou-se gráfico, em ciências formularam as perguntas para a
entrevista,estudaram toda unidade do livro didático sobre a
alimentação, em artes foi construída a pirâmide alimentar, os
alimentos industrializados e sua distribuição, montaram textos sobre o
assunto que foram trabalhados em Português. A escola conta com
agricultura familiar, os alunos finalizaram conhecendo a horta que
fornece os alimentos orgânicos para a escola.
Conclusão
Nota-se que todos os alunos reconheceram a importância dos
alimentos como fonte de energia e de matéria para a constituição
corporal e valorizar atitudes relacionadas à alimentação e à saúde.
Oferecendo uma visão geral da importância de receber os nutrientes
que necessitamos e de como uma alimentação diversificada se faz
necessária para atender às nossas necessidades nutricionais.
Assinar:
Postagens (Atom)