quinta-feira, 17 de novembro de 2011

REFLEXÃO DAS APOSTILAS



Estamos vivendo numa sociedade onde o foco é a aprendizagem, aprender constitui uma exigência social crescente.
É preciso investir no conhecimento, e seguramente na aprendizagem.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento.
A escola não deve ignorar essa nova cultura da aprendizagem, pois a informatização do conhecimento torna mais acessíveis todos os saberes.
A pessoa informaticamente alfabetizada, é exigida dela maiores capacidades ou competência para saber usufruir das qualidades das novas tecnologias.
O sistema educacional pode formar os futuros cidadãos para que sejam mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
Esta nova cultura de aprendizagem requer mudanças na forma de aprender e de ensinar.
         As novas tecnologias têm um grande potencial para trazer grandes mudanças à educação, propondo princípios para a construção de ambientes de aprendizagem alternativos.
Toda sociedade pode ser beneficiada por essas novas tecnologias, sabendo usar sem exagerar, é fundamental pensar em como elas são disponibilizadas.
As mídias digitais oferecem infinito espaço para experimentações em diferentes níveis da realidade, devemos saber fazer uso delas.
A educação tradicional está se mostrando insuficiente para o tipo de mão de obra que se requer no suposto novo mundo do trabalho: não mais trabalhadores autômatos e repetitivos, mas ambiciosos e multifuncionais.
As pessoas devem usar o que a internet oferece de novo e positivo, ela é mais valiosa para a educação como matéria-prima de construção do que como mídia.
Devemos fazer da internet um novo mundo de aprendizado de possibilidades de expressão e de colaboração, fazer da educação, seja on-line ou presencial uma nova oportunidade de aprendizagem para atuar no mundo de maneira responsável e ética.


            É importante entender a aprendizagem como uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida.
            A aprendizagem como construção do conhecimento acontece na infância e na terceira idade, mostrando as instituições educacionais que devem alterar seus métodos e abordagens pedagógicas, tornando a educação mais prazerosa e efetiva.
            Hoje em qualquer tipo de serviço as pessoas sabem que devem se aprimorar constantemente como forma de se manterem atualizadas e vencerem novos desafios.
            O conceito de aprender está muito vinculado ao de ensinar. Aprender significa o aprendiz ser capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimentos já adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo-a em conhecimento.
          Para que a aprendizagem aconteça são necessários três fatores: que a pessoa tenha a predisposição  de aprendizagem, que  existam ambientes de aprendizagem adequadamente organizados e que haja  pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender. Esse agente deve fazer com que esses projetos sejam desafiadores, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos aprendizes.
          Este  é o papel fundamental do educador do futuro, despertar esse potencial em outros indivíduos, criar condições para que  o indivíduo possa conhecer  como aprendiz, saber  como aprende  como atuar diante  de uma  nova situação de aprendizagem ou um problema inusitado.








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